Primeiras Obras de Vincent van Gogh

Vincent van Gogh pintou suas primeiras obras entre 1881-1883, abaixo uma lista completa dessas obras.

Principais obras de Vincent Van Gogh

Os comedores de batatas (1885)

Caveira com cigarro acesso (1886)

A ponte Debaixo de Chuva – Natureza morta com absinto

A italiana (1887)

A vinha encarnada

A casa amarela (1888)

Retrato do Dr. Gachet

Girassóis

Vista de Arles com Lírios

Noite Estrelada

O Escolar

O velho moinho (1888)

Oliveiras (1889)

Vista de Arles, Pomar em flor

A Igreja de Auvers

Vincent van Gogh: Pintura e Natureza

 

Para fazermos a leitura de uma ou mais obras de Arte podemos escolher um aspecto ou tema, o qual será, por assim dizer, o viés pelo qual observaremos, analisaremos e fruiremos a obra ou conjunto de obras em questão. Com este pressuposto faremos uma Leitura de Imagem do artista Vincent van Gogh, estabelecendo como viés a sazonalidade ou a obstinação com a qual Vincent perseguia a natureza e registrava suas mudanças.
Como sabemos, Van Gogh teve especial fascínio pelas imagens japonesas, fato que influenciou muito sua própria produção artística. Uma semelhança que o artista tinha com os japoneses se refere a sazonalidade, ou passagem das estações.
Para os japoneses, as pinturas deveriam ter sempre uma função decorativa, nas residências ou qualquer outro espaço interior, conforme a época do ano e suas características específicas, as pinturas expostas representavam o espaço exterior, tal qual era ao natural.
Por exemplo: se nos quadros desabrocham os lírios é porque lá fora chega a primavera e também os pomares estão em flor, assim como no inverno gelado, paisagens nevadas adornam as paredes.
Dessa forma, as pinturas, assim como os instrumentos utilizados em cada estação do ano, servem para criar uma atmosfera nova: emocional, climática e visual.
Com esse intuito, semelhante aos japoneses, Van Gogh perseguia a natureza, observando e registrando seus contrastes e alterações.
Tal aspecto de leitura permeia várias obras de Vincent van Gogh e pode ser observado em obras, que vão da primavera do ano de 1888 até a primavera seguinte no ano de 1889, ano anterior a sua morte, percorrendo dessa forma todas as estações do ano e permitindo a observação de nossa afirmação inicial: “Van Gogh perseguia a natureza”.
Acompanhe-nos nessa viagem pela Leitura de Imagens das obras de Vincent van Gogh!